VAI FAZER CONSÓRCIO? ACERTE NA ESCOLHA

O consórcio é a modalidade de aquisição de bens que mais tem crescido nos últimos anos. É uma compra programada que traz muitos benefícios, como fugir dos altos juros de financiamentos.


Só que ao contratar um consórcio, o cliente deve observar alguns fatores. Um deles é conhecer bem a administradora. Com uma rápida pesquisa na internet é possível verificar a credibilidade da empresa.


Ler o contrato com atenção também pode evitar dores de cabeça no futuro. Saber quais os direitos e deveres é fundamental para não ser pego de surpresa.


Também não acredite se o vendedor lhe prometer uma data para a contemplação no consórcio. Todos os participantes estão concorrendo em condições iguais. Assim, é impossível prever uma data certa para receber a carta de crédito.


A grande vantagem para quem busca o consórcio é a ausência de juros sobre as parcelas. Só que isso pode se tornar um problemão se o participante deixa de pagar as prestações ou não cumpre os prazos estabelecidos. E isso pode se tornar um efeito cascata, ou seja: além de prejudicar o próprio participante, o grupo inteiro sofre consequências. Em alguns casos, o consorciado que atrasa os pagamentos com frequência pode até ser expulso do grupo.


Outro erro de quem contrata um consórcio é a pressa para obter a carta de crédito. Essa modalidade de aquisição de bens exige paciência. 


Planejamento é fundamental. Para evitar futuros problemas, ter um planejamento financeiro é necessário quando você  contrata um consórcio. O ideal é escolher uma carta de crédito com base na renda familiar e o quanto que o valor das prestações vão impactar no seu dia a dia.


Ficar de olho nos reajustes. Apesar de o consórcio não tem juros, é imprescindível saber que nem sempre o valor das parcelas será fixo. Alguns planos sofrem reajuste conforme aumento de taxas de juros e/ou índices de preços aplicados no mercado.


E aqui vai uma última dica. Aliás, o reforço de uma dica. Para quem quer contratar um plano de consórcio, é fundamental ter paciência.


Está interessado?Clique aqui e saiba mais!


Outras postagens



Calculando as parcelas...